1 / 5

Fernanda Vianna

Atriz e bailarina profissional, Fernanda Vianna integra o Grupo Galpão, onde participou dos espetáculos “Romeu e Julieta” (como Julieta), “A Rua da Amargura”, “Um Molière Imaginário”, “Partido”, “Um Trem Chamado Desejo”, “O Inspetor Geral”, “Um Homem é um Homem”, “Tio Vânia (aos que vierem depois de nós)” (como Helena), “De Tempo Somos” e o recente “Outros”.

Fernanda Vianna começou a carreira como bailarina em Belo Horizonte seguindo os passos de seu tio Klauss Vianna. Participou de importantes grupos de dança como Transforma e Primeiro Ato, onde recebeu o Prêmio Sated de Melhor Bailarina (1990) pelo espetáculo Carne Viva.

É atriz e integrante do Grupo Galpão desde 1995, onde atuou em espetáculos como Romeu e Julieta (no papel de Julieta), Tio Vânia (no papel de Helena), (Um) ensaio sobre a cegueira (no papel da muher que vê) e trabalhou com diretores como Paulo José, Gabriel Villela, Cacá Carvalho, Yara de Novaes, Marcio Abreu e Rodrigo Portella.

No cinema atuou em filmes como Moscou, Meu Pé de Laranja Lima, O Lodo, Fogaréu, O Que Se Move e Cidade; Campo. Pelos dois últimos, foi contemplada com o Kikito de Melhor Atriz no Festival de Gramado em 2012 e 2024, sendo uma das poucas atrizes premiadas duplamente no festival.

Na TV participou de novelas e minisséries como Hoje é Dia de Maria, Justiça e do especial O Natal de Rita, como a personagem-título.

É graduada em fisioterapia e trabalha como preparadora corporal. Fundou com Rodolfo Vaz a Oitis Produções Culturais, produzindo espetáculos premiados como Antes do Silêncio, O Capote e os musicais O Boi e o Burro no Caminho de Belém e Berenice e Soriano, ambos sob sua direção.

Dirigiu ainda O Patinho Feio, para o Ballet Jovem de MG, as óperas Blue Monday e Afluentes e O afiador de facas, para o Theatro Municipal de SP, e o média-metragem Partida de Vôlei à Sombra do Vulcão com Clarissa Campolina.